sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Educação Integral




Acontecerá no dia 25/02/14 no Auditório Professora Iracema Rocha (antigo FAPI), o lançamento das turmas de Educação Integral da Rede Municipal, às 17:30 horas e da Educação de Jovens e Adultos – EJA da  Rede Municipal e Instituto ABC, às 19:30 horas.

 Haverá a participação do Grupo de Teatro Manicômicos de São João Del-Rei com Contação de Histórias para o Ensino Fundamenta e apresentação da peça teatral “Terno” para a EJA.


“O direito à educação de qualidade é um elemento fundamental para a ampliação e para a garantia dos demais direitos humanos e sociais, sendo condição para a própria democracia.”
 



terça-feira, 4 de fevereiro de 2014









BARROSO INAUGURA CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

     Barroso está em festa. Inaugurar uma obra desta magnitude é motivo de grande alegria e comemoração.
     A Educação das nossas crianças precisa ser tratada com o devido valor, pois como já dizia Paulo Freire “Se a Educação sozinha não transforma uma sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
   Fundamentado pelo pensamento deste grande Mestre, o Executivo Municipal tem conduzido suas ações na área da Educação, sendo a oferta de uma Educação gratuita e de qualidade o foco principal da nossa atuação. 
     Oferecer esta Educação para nossas crianças tem nos levado a garantir não apenas o acesso ao ensino gratuito, mas também a garantia de  recursos didáticos e pedagógicos,  de material escolar, de merenda  adequada,  de capacitação e valorização profissional, pagamento do piso salarial e oferta de espaço físico adequado.
     Barroso está em festa. Isto porque estamos comprovando que a Educação tem sido valorizada em nossa cidade.
    Sem dúvida, o Centro de Educação Infantil Municipal Professora Abigair Gonçalves Pedrosa será um marco na História da Educação de nossa querida Barroso.
   Atualmente, as creches municipais funcionam em casas e temos a consciência de que casas não oferecem espaço adequado para o funcionamento de uma escola.
     Entregando este Centro de Educação para nossa comunidade, estaremos garantindo o acesso de crianças na idade de 1 a 3 anos a um espaço totalmente adequado para que as atividades escolares possam ser realizadas com conforto e segurança. Da mesma forma, estamos ampliando a oferta para atender a demanda, democratizando a Educação Infantil em Barroso.
     Este Centro Educacional possui capacidade para atender 120 crianças em tempo integral e esta é a proposta da Secretaria Municipal de Educação. O Brasil é um dos países em desenvolvimento que possui a menor carga horária escolar.  Enquanto países como Finlandia, Coréia do Sul , Irlanda e Chile oferecem uma média de nove horas diárias para os estudantes, no Brasil esta carga horária não ultrapassa a 5 horas.
     Por sermos conhecedores da importância da Educação Integral, neste ano de 2014, 26% dos alunos da Rede Municipal (creches e ensino fundamental) estarão sendo atendidos em tempo integral. A Educação integral interfere não apenas na qualidade da Educação, mas no desenvolvimento de uma cidade e de um país.
     Vale aqui ressaltar que este centro de educação assim como as demais creches municipais não são considerados como um mero espaço para abrigar crianças, enquanto seus pais saem para trabalhar.
    O trabalho nas creches possui objetivos pedagógicos e visa promover habilidades e competências importantes para o desenvolvimento global dos alunos, base importante para toda a sua jornada escolar e social. Na creche, a criança aprende brincando e desenvolve a linguagem oral, a socialização, a psicomotricidade, o raciocínio lógico, a leitura e escrita, sempre observando-se as competências da faixa etária atendida.
     Torna-se oportuno falar que sabedores de que a escola precisa oferecer um espaço adequado para que seus profissionais e alunos possam desenvolver suas atividades com conforto e segurança, a ampliação, reforma e construção de escolas tem sido um dos nossos grandes desafios da Secretaria Municipal de Educação.
     Em 2012, concluímos a Escola Municipal Professora Georgina Corsina Pinto, situada no Bairro Dr, José Guimarães, que hoje atende uma clientela de aproximadamente 200 alunos.
     Em junho do corrente ano, estaremos concluindo a ampliação e reforma da Escola Municipal Professora Clotilde Rocha, no Bairro Jardim Bandeirante, cuja clientela soma aproximadamente 500 alunos.
     O projeto da Escola Municipal Vereador Otávio Rufino Pereira se encontra em análise pelo MEC, com perspectiva de ser aprovado já neste primeiro semestre.
     Hoje, o executivo municipal entrega à sociedade esta tão esperada escola, cumprindo a missão de ampliar a oferta e oferecer qualidade na Educação Infantil. Entregar este centro de educação em excelentes condições de funcionamento para a população é motivo de satisfação e certeza de que estamos no caminho certo. Caminho este que busca a excelência na Educação que estamos oferecendo na rede municipal.
     Parabenizamos à coordenação desta escola, na pessoa da Marlene Silva e toda a sua equipe pela dedicação com que prepararam este espaço para a inauguração. Todo este cuidado e responsabilidade com o espaço físico da creche é também dedicado a cada um dos alunos que aqui frenquentarem, podem ter certeza.
    Parabenizando a equipe deste centro de educação, parabenizamos, também, toda a equipe da Rede Municipal que realiza um trabalho de excelência nas escolas.
     Expressamos o nosso agradecimento à Secretaria de Obras, que trabalhou incansavelmente nesta obra, demonstrando competência, responsabilidade e senso de parceria e de equipe. Agradecemos também ao engenheiro Edson Dutra, responsável no município por esta obra.
     Parabenizamos à empresa HCG Construtora, na pessoa de seu proprietário Élcio, pelo belíssimo trabalho realizado. Os serviços prestados foram realmente de alto nível de qualidade.
     Agradecemos a todas as outras secretarias municipais e seus diversos setores pelo companheirismo e pelas parcerias que sempre são estabelecidas, a fim de atender bem os serviços que o executivo municipal oferece à população.
     Em especial, parabenizamos à Professora Abigair Gonçalves Pedrosa que recebe esta tão merecida homenagem de reconhecimento ao grandioso trabalho realizado pela Educação em nosso município. Parabenizamos, da mesma forma, a todos os seus familiares.
    Queremos expressar nossa gratidão à prefeita Eika Oka de Melo e ao vice-prefeito Dr. João Pinto, que sempre demonstram sensibilidade e comprometimento com as questões da Educação, tornando possível os avanços, conquistas e melhorias na Rede Municipal de Ensino.

Grandes líderes se tornam grandes não para se tornarem importantes,  mas por realizarem grandes feitos.